REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Terra Forte inicia etapa de diagnóstico na região de Santa Maria
As primeiras visitas ocorreram em propriedades de famílias selecionadas para participar do programa, como a Langbecker, do município de Paraíso do Sul
08/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/RS
Reprodução - Emater/RS
A etapa de Diagnóstico da Operação Terra Forte teve início na sexta-feira (05/12) na região de Santa Maria. As primeiras visitas ocorreram em propriedades de famílias selecionadas para participar do programa, como a Langbecker, do município de Paraíso do Sul, que foi a primeira a receber a equipe técnica da Emater/RS-Ascar.
Segundo o extensionista rural Diego Katzer, 186 famílias se inscreveram para o programa no município, das quais 52 foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Agricultura.
"Hoje realizamos o diagnóstico, que inclui o levantamento das informações produtivas dos últimos anos e a coleta de análises de solo. Esse material será fundamental para a elaboração do plano de trabalho da propriedade", explicou o extensionista rural Cássio Milbradt. As amostras foram coletadas em três profundidades - 0 a 10 cm, 10 a 20 cm e 20 a 40 cm - para avaliar o perfil químico e físico do solo, incluindo possíveis sinais de compactação.
A agricultora familiar Leonara Langbecker celebrou a seleção da família. "Primeiro, nem acreditamos. Quando confirmaram, ficamos muito felizes. Vamos aproveitar essa oportunidade e investir o que for possível", afirmou.
Para o agricultor Rafael Langbecker, o diagnóstico do solo é essencial: "O solo é o começo de tudo. Precisamos saber o que falta para melhorar a fertilidade e garantir uma boa produção".
Na região de Santa Maria, 1.280 famílias serão atendidas pelo Terra Forte. O trabalho com a família Langbecker marca o início das ações locais. "É a primeira unidade da região, a família piloto. A partir daqui, damos o pontapé inicial para as demais famílias", destacou o coordenador regional do Terra Forte, extensionista rural da Emater/RS-Ascar Felipe Noal.
O Terra Forte, conforme reforçou Katzer, não é um programa de transferência de renda, mas de tecnologia. "O Terra Forte é um programa de transferência de tecnologia, para que a gente possa proteger os nossos solos, enfrentar as mudanças climáticas e ter condição de sustentabilidade tanto na produção da pecuária, quanto na produção agrícola no nosso estado", disse Diego Katzer.
Sobre a Operação Terra Forte
A Operação Terra Forte é considerada o maior programa de recuperação de solo da história do Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê a identificação e o diagnóstico de propriedades rurais para a elaboração de planos individuais de recuperação, com suporte técnico e financeiro. O objetivo é proteger os solos e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Ao todo, 15 mil famílias estão sendo atendidas pelo programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com instituições públicas e privadas. A Operação conta com investimento de R$ 903 milhões provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Maria
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 99976-8547
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS




