Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Terra Forte inicia etapa de diagnóstico na região de Santa Maria


As primeiras visitas ocorreram em propriedades de famílias selecionadas para participar do programa, como a Langbecker, do município de Paraíso do Sul


08/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/RS


Reprodução - Emater/RS

A etapa de Diagnóstico da Operação Terra Forte teve início na sexta-feira (05/12) na região de Santa Maria. As primeiras visitas ocorreram em propriedades de famílias selecionadas para participar do programa, como a Langbecker, do município de Paraíso do Sul, que foi a primeira a receber a equipe técnica da Emater/RS-Ascar.

Segundo o extensionista rural Diego Katzer, 186 famílias se inscreveram para o programa no município, das quais 52 foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Agricultura.

"Hoje realizamos o diagnóstico, que inclui o levantamento das informações produtivas dos últimos anos e a coleta de análises de solo. Esse material será fundamental para a elaboração do plano de trabalho da propriedade", explicou o extensionista rural Cássio Milbradt. As amostras foram coletadas em três profundidades - 0 a 10 cm, 10 a 20 cm e 20 a 40 cm - para avaliar o perfil químico e físico do solo, incluindo possíveis sinais de compactação.

A agricultora familiar Leonara Langbecker celebrou a seleção da família. "Primeiro, nem acreditamos. Quando confirmaram, ficamos muito felizes. Vamos aproveitar essa oportunidade e investir o que for possível", afirmou.

Para o agricultor Rafael Langbecker, o diagnóstico do solo é essencial: "O solo é o começo de tudo. Precisamos saber o que falta para melhorar a fertilidade e garantir uma boa produção".

Na região de Santa Maria, 1.280 famílias serão atendidas pelo Terra Forte. O trabalho com a família Langbecker marca o início das ações locais. "É a primeira unidade da região, a família piloto. A partir daqui, damos o pontapé inicial para as demais famílias", destacou o coordenador regional do Terra Forte, extensionista rural da Emater/RS-Ascar Felipe Noal.

O Terra Forte, conforme reforçou Katzer, não é um programa de transferência de renda, mas de tecnologia. "O Terra Forte é um programa de transferência de tecnologia, para que a gente possa proteger os nossos solos, enfrentar as mudanças climáticas e ter condição de sustentabilidade tanto na produção da pecuária, quanto na produção agrícola no nosso estado", disse Diego Katzer.

Sobre a Operação Terra Forte

A Operação Terra Forte é considerada o maior programa de recuperação de solo da história do Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê a identificação e o diagnóstico de propriedades rurais para a elaboração de planos individuais de recuperação, com suporte técnico e financeiro. O objetivo é proteger os solos e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Ao todo, 15 mil famílias estão sendo atendidas pelo programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com instituições públicas e privadas. A Operação conta com investimento de R$ 903 milhões provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Maria
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 99976-8547
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS


DESTAQUES

Terra Forte inicia etapa de diagnóstico na região de Santa Maria