Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Agroindústria oportuniza geração de renda em propriedades da agricultura familiar


Granja Avícola Campina é exemplo de como agregar renda com a diversificação das atividades na pequena propriedade e alternativas como a agroindustrialização


20/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS


Foto: Divulgação Emater-RS

Oportunidade de agrega valor à matéria-prima produzida na propriedade, a agroindústria familiar tem avançado como alternativa de geração de renda no meio rural da região de Santa Rosa. A Emater/RS-Ascar é responsável pela execução do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem prestado assessoria para as famílias que buscam a formalização de seu empreendimento.

Atualmente, 468 agroindústrias estão cadastradas no Peaf-RS na região para receber o assessoramento e 205 já estão incluídas e com o Selo Sabor Gaúcho, o que significa que estão legalizadas tributária, ambiental e sanitariamente. Entre os produtos agroindustrializados estão derivados de cana-de-açúcar, panificados, mandioca, derivados de leite e carnes, mel, vinho, sucos, geleias, conservas, ovos, entre outros. Isso possibilita o acesso a mercados diferenciados, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e, consequentemente, o fortalecimento da agricultura familiar.

A Granja Avícola Campina, agroindústria de propriedade da família de Márcia Luísa Kunst e Marcelino Becker, é exemplo de como se pode agregar renda com a diversificação das atividades na pequena propriedade e alternativas como a agroindustrialização da sua produção.

No ano de 2021, o casal buscou informações no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar sobre a possibilidade de legalizar a produção de ovos da propriedade e cadastramento no Peaf-RS. Após o cadastro no programa, foi elaborado projeto de adequação de local para o recebimento e seleção de ovos para comercialização. Com a sensibilização do Sistema Municipal de Inspeção (SIM), foi adequado um anexo da casa, antes usado como garagem, que passou a servir de ponto para manipulação da produção de ovos. Em 2022 recebeu o cadastro de inclusão no Peaf-RS, reconhecendo a legalidade do que era produzido na propriedade.

Com isso, a família ampliou a produção de ovos e atualmente está com mais de 350 aves de postura. Toda produção conta com garantia de venda na feira do produtor, padarias e outros estabelecimentos.

Interessados em saber mais sobre como funciona o Programa Estadual de Agroindústria Familiar podem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br