Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa


Curso abordará os aspectos relacionados ao uso da qPCR na rotina laboratorial, sendo destinado a estudantes, técnicos, pesquisadores e demais interessados


20/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Apta/SP


Foto: Divulgação Apta-SP

As análises de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) têm várias aplicações práticas na medicina, biologia e agropecuária, embora muitos que atuam nessas áreas desconheçam a técnica. Com o intuito de capacitar novos profissionais no uso desta ferramenta, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará o “Curso Teórico e Prático da PCR em Tempo Real Quantitativa (qPCR)”. O treinamento acontece de 01 a 04 de julho, na sede do IZ, em Nova Odessa.

 

Sob coordenação dos especialistas do IZ Rodrigo Giglioti e Aníbal Eugênio Vercesi Filho, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética do IZ, o curso abordará de forma aprofundada os principais aspectos relacionados ao uso da qPCR na rotina laboratorial, sendo destinado a estudantes, técnicos, pesquisadores e demais interessados.

 

Conforme explicam os especialistas, a qPCR é uma evolução do método de PCR convencional, que permite a detecção e a quantificação do DNA em tempo real durante o processo de amplificação. Ao contrário do PCR convencional, que avalia o DNA no final da reação, a qPCR monitora a fluorescência emitida durante cada ciclo de amplificação. Em relação às aplicações, a qPCR é amplamente utilizada em várias áreas, tais como diagnóstico de doenças infecciosas, devido a sua alta especificidade e sensibilidade para detectar e quantificar patógenos, incluindo vírus e bactérias. Também é usada para a identificação de mutações e predisposição genética para doenças, detectar anomalias cromossômicas associadas a certas leucemias, entre outros.

 

Um exemplo relevante na aplicação desta técnica e amplamente utilizado no laboratório de genética do IZ é a detecção da pureza do leite. A análise permite identificar a presença de leite de vaca em leite e produtos lácteos de ovelha, búfala ou cabra e também de leite A1 em leite A2. O laboratório é referência na inspeção de leite e derivados do tipo A2, que monitora a pureza do produto, detectando e quantificando a possível presença do DNA do tipo A1. Segundo Vercesi, sua principal aplicação no laboratório é a detecção da presença de beta caseína A1 em leite e produtos lácteos do tipo A2 (sendo a beta caseína A1 associada a problemas de inflamação das mucosas gástrica e intestinal em algumas pessoas). “Realizamos as análises de grande parte do leite A2 que é certificado no país, garantindo a segurança alimentar para o consumidor e maior renda para o produtor. A técnica também possibilita identificar animais que só produzem leite A2, ajudando o produtor a formar rebanho com produção de leite A2”, afirma.

 

Durante o curso, Giglioti e Vercesi apresentarão o conteúdo fundamental para entendimento do assunto, com os temas: “Introdução à Biologia Molecular com ênfase na estrutura de ácidos nucleicos e replicação do DNA”, “Extração de ácidos nucleicos”, “Desenhos de oligos iniciadores” e “Reação em Cadeia Polimerase Quantitativa (qPCR)”. Nas aulas práticas, que serão conduzidas no Laboratório de Genética do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética do IZ, os participantes aprenderão a fazer extração de DNA a partir de amostras de sangue e pelames, e a realizar ensaios de qPCR.

 

Serviço
Curso Teórico e Prático da PCR Quantitativa (qPCR)
Data: 01 a 04 de julho, das 08 às 17h
Local: Instituto de Zootecnia, R. Heitor Penteado, 56, Centro - Nova Odessa-SP
Informações e inscrições: 
http://eventos.fundag.br/events/8355bd17-c49a-4fbf-9301-6e5ee4d73ee5

Valores: R$ 500,00 (inscrições até 29 de junho)

 

Por Alexandra Cordeiro
alexandra.cordeiro@sp.gov.br


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br