Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Agroindústria de São Francisco de Paula (RS) recebe Selo Arte para mais dois produtos artesanais


Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal


08/07/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS


Foto: Divulgação Emater-RS

A agroindústria Scheifler e Lucena, mais conhecida como Bolicho do Chapéu, situada na localidade de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, recebeu autorização para o uso do Selo Arte para os produtos doce de leite e ambrosia, em ato realizado na tarde desta sexta-feira (05/07). Em 2022, o empreendimento já havia conquistado o selo para o queijo artesanal serrano. "O município de São Francisco está tomando a frente, no Estado, na concessão do selo para permitir a comercialização no país inteiro", destaca o extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Ricardo Capelli.


O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais, culturais, vinculação ou valorização territorial. Por intermédio da certificação, assegura-se que os produtos possuem propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, sejam produzidos de maneira artesanal própria de determinada região, tradição ou cultura e que adotam procedimentos de Boa Práticas Agropecuárias e de Boas Práticas de Fabricação. A ambrosia, o doce de leite e o queijo artesanal serrano produzidos nesta agroindústria familiar são feitos de forma artesanal, em pequena escala, com leite da própria propriedade como principal ingrediente, sendo receitas antigas da família dos produtores.


Para o produtor Flavio Scheifler, responsável pela agroindústria, a parceria com a Emater/RS-Ascar é muito importante para a conquista do Selo Arte, assim como o trabalho conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal. "É um orgulho produzir estes produtos de forma artesanal e receber este reconhecimento, que possibilita a comercialização para todo o Brasil. É muito importante para o município também possuir uma agroindústria com autorização do uso deste selo para três produtos", destaca.
Em 2021, a Queijaria Sopro do Minuano, da localidade de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula, foi a pioneira no Estado do Rio Grande do Sul no uso deste selo para o queijo artesanal serrano. Para possibilidade de utilização do Selo Arte, o produto deve obrigatoriamente estar inscrito no Serviço de Inspeção oficial, que é o agente responsável pela autorização de uso.


📲 A Asbraer está no WhatsApp! Siga o canal e receba todas as notícias da Ater Pública.

Ambas agroindústrias estão inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Através do serviço de Extensão Rural da Emater/RS-Ascar, acessaram recursos via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e Pronaf para construção das agroindústrias e aquisição de equipamentos, participaram de cursos de capacitação em centros de treinamento da Instituição, bem como do Projeto de Qualificação da Cadeia Produtiva do Queijo Artesanal Serrano, e são assistidos pela equipe municipal de forma contínua.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br



DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br