
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-DF participa de ação de educação ambiental com estudantes
Cerca de 30 estudantes do ensino fundamental participaram da atividade que teve como foco plantas medicinais e solo
16/09/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF | Rinaldo Costa
Foto: Divulgação/Emater-DF
A Emater-DF participou do Projeto Preservar, uma atividade de educação ambiental na unidade modelo da Farmacotécnica, no núcleo rural Vargem Bonita. Na última quinta-feira (11), cerca de 30 estudantes de ensino fundamental puderam conhecer de perto a produção de plantas e ervas medicinais e aprenderam sobre a importância das Boas Práticas de Conservação do Solo.
A engenheira-agrônoma Raquel Ivanicska, que atua no escritório da Emater-DF na Vargem Bonita, mostrou às crianças como funciona a irrigação na agricultura convencional e como essa atividade pode ser sustentável ou prejudicial. “É preciso aplicar as boas práticas de conservação, já que o solo é um organismo vivo”, explicou a extensionista.
Raquel acrescenta que, por se tratarem de estudantes da área rural, a parceria com a Farmacotécnica está de acordo com a missão da Emater-DF. “Nosso foco é atender não só o produtor rural como também sua família, nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e também educacionais”, observa a engenheira-agrônoma.
O responsável pelo marketing da Farmacotécnica, Eliaquim Damaceno, conta que o Projeto Preservar existe há 22 anos. “Um mês antes da visita, nós vamos até à escola escolhida para treinar os estudantes, que passam a ser ‘monitores’. Cada um fica responsável por estudar e falar sobre uma das ervas e plantas medicinais”, explica.
Eliaquim acrescenta que a contribuição da Emater-DF tem sido importante para complementar o conhecimento das crianças. “Nosso objetivo é resgatar o conhecimento milenar de plantas e ervas medicinais, e a parceria com a Emater é incrível para complementar o aprendizado dos estudantes”, conclui.