
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-MG participa de projeto de educação nutricional em escola do Leste de Minas
Empresa reforça a importância do Pnae na alimentação escolar
16/09/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/MG | Marcely Sama, estagiária sob supervisão de Sebastião Avelar
Foto: Divulgação/Emater-MG
Entre os dias 15 e 17 de setembro, alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Alda Fernandes Gouveia, em Fernandes Tourinho, região Leste de Minas Gerais, participam do projeto “Sabores do Campo, Saberes da Escola”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Emater-MG. O objetivo é promover a educação alimentar e nutricional de forma prática e lúdica, incentivando hábitos saudáveis e aproximando os estudantes da agricultura familiar.
Durante a programação, o técnico do escritório local da Emater-MG acompanhará os estudantes em visitas a hortas de agricultores familiares, que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Essa vivência busca despertar nas crianças a consciência sobre a importância de valorizar a produção local e consumir alimentos frescos e de qualidade”, diz o extensionistas da Emater-MG, Edvaneo Jorge da Silva.
O Pnae garante que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. A atuação da Emater-MG no programa é bem ampla e abrange desde a assistência técnica, emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), orientação e elaboração de projetos até a capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.
Além das visitas, o projeto inclui oficinas culinárias e atividades de leitura. Os alunos aprendem sobre alimentação saudável, agricultura familiar e sustentabilidade. A programação ainda reúne apresentações culturais e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas, mostrando o que aprenderam ao longo das atividades. De acordo com a nutricionista da prefeitura, Luana Aparecida de Souza Silva, a iniciativa “deixa um legado de consciência alimentar e valorização da agricultura familiar, incentivando as crianças a compreenderem a importância da boa alimentação para a saúde e para a vida no campo”.